Presencial
Em 2023, a 14ª edição do CBSoft voltará a ser realizada presencialmente, de 25 a 29 de setembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.👉 Mapa

SBES 2023
XXXVI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software

Chamada de Trabalhos - Trilha de Ferramentas

A Trilha de Ferramentas é uma parte importante do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES). O objetivo desta trilha é fornecer um fórum para apresentação e demonstração de ferramentas que visam dar suporte a qualquer aspecto relacionado com a engenharia de software. A trilha é composta por apresentações teóricas e demonstrações de ferramentas, favorecendo a discussão entre os autores das ferramentas e os participantes do SBES, tanto da academia quanto da indústria.
Pesquisadores podem apresentar resultados de seus projetos de pesquisa aplicados, enquanto profissionais do setor são encorajados a apresentar ferramentas comerciais ou internas que trouxeram ganhos de produtividade e/ou qualidade a processos de desenvolvimento de software.
Os anais da Trilha de Ferramentas tem sido historicamente publicados na biblioteca digital da ACM.

Datas Importantes

Registro de artigo (submissão de resumo):22 de maio de 2023 28 de maio de 2023
Submissão de artigo e vídeo:29 de maio de 2023 2 de junho de 2023
Notificação da aceitação final:24 de julho de 2023
Prazo para entrega da versão final:31 de julho de 2023

Preparação e Submissão dos Artefatos

Convidamos os autores a enviarem artigos descrevendo suporte ferramental para diversos aspectos e necessidades relacionados aos tópicos de interesse e temas listados na Chamada de Trabalhos do SBES, incluindo ferramentas que:
  • Ajudem nas atividades do processo de desenvolvimento do software (especificação, design e implementação, validação e verificação, e evolução);
  • Suportem atividades do processo de desenvolvimento de software (gestão de projetos e gerência de configuração);
  • Ajudem na pesquisa em Engenharia de Software (por exemplo, ajudar na condução de estudos empíricos ou revisões sistemáticas da literatura).
Cada submissão consiste em um artigo acompanhado por um vídeo de demonstração da ferramenta. A submissão de trabalhos deve estar em conformidade com as seguintes instruções de envio e formatação:
  • O artigo deve ser original e não estar submetido ou publicado em outros veículos acadêmicos.
  • O artigo deve incluir claramente:
    • Descrição da motivação/problema abordado pela ferramenta;
    • Descrição das principais funcionalidades e usuários potenciais da ferramenta;
    • Exemplo de uso e capturas de tela ilustrando a interface da ferramenta (quando aplicável);
    • Descrição da arquitetura da ferramenta, seus componentes principais e suas interfaces;
    • Uma breve comparação com ferramentas relacionadas existentes; e
    • Tipo de licença de software.
  • Os artigos devem ter no máximo 6 páginas, incluindo figuras (em boa qualidade), referências e apêndices, e formatados de acordo com o formato de 2 colunas para artigos de conferência da ACM (ACM_SigConf). Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, mas os trabalhos em português também devem incluir um resumo em inglês. Os artigos devem ser enviados em Adobe Portable Document Format (PDF).
  • Um link para um vídeo de demonstração com comentários em áudio e com alta resolução (os detalhes da funcionalidade da ferramenta devem estar claramente visíveis) DEVE constar no final do resumo do artigo. O vídeo de demonstração (com duração de três a cinco minutos) deve mostrar o uso da ferramenta e destacar suas principais contribuições. O vídeo deve também fornecer uma visão geral da ferramenta, seus objetivos e usuários em potencial, além das principais características e resultados.
  • O vídeo de demonstração deve ser hospedado em um local com armazenamento permanente (repositórios digitais preservados, como zenodo.org, figshare.com, www.softwareheritage.org, osf.io). Encoraja-se também hospedar uma versão do vídeo em plataformas de streaming (por exemplo, YouTube, Vimeo) para facilitar a visualização dos revisores e do público em geral.
  • Os autores são fortemente incentivados a tornar o código e os conjuntos de dados de suas ferramentas acadêmicas de código aberto e fornecer um URL para eles com a submissão. Mais uma vez, opte por repositórios digitais preservados (Zenodo, FigShare, SoftwareHeritage, etc.).
  • A demonstração deve apresentar a ferramenta com áudio no mesmo idioma em que o artigo foi escrito.
  • A Trilha de Ferramentas usará o modelo de revisão cega ("single-blind") e, portanto, as identidades dos autores devem aparecer nos materiais de envio.
  • Os artigos devem ser submetidos eletronicamente por meio do sistema JEMS.
Submissões que não incluam um artigo e um vídeo de demonstração, que não estejam em conformidade com o formato de envio necessário, que estejam fora do escopo da trilha ou que tenham sido submetidos ou publicados em qualquer outro fórum (conferência ou revista), serão rejeitadas sem revisão e os coordenadores do(s) outro(s) fóruns serão notificados. Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três membros do comitê do programa.

Critérios de avaliação

Cada submissão será analisada de acordo com os critérios de avaliação abaixo:
  • a relevância da demonstração proposta para o público do SBES;
  • a solidez técnica da submissão;
  • a originalidade de suas idéias subjacentes;
  • a qualidade da sua apresentação no vídeo associado; e
  • o grau em que considera a literatura relevante.

Informações Gerais

A aceitação da submissão implica em pelo menos um autor se inscrever e participar do SBES 2023 para apresentar o artigo e a ferramenta. A apresentação do artigo e a demonstração da ferramenta são obrigatórias para todas as ferramentas aceitas. Demonstrações de ferramentas devem ser ao vivo e os vídeos de demonstração enviados NÃO devem ser usados. O formato e o horário das apresentações serão anunciados posteriormente.

Organização

Coordenação do Comitê de Programa
Leopoldo Teixeira (UFPE, Brasil)
Silvia Vergilio (UFPR, Brasil)
Comitê de Programa
Aline Vasconcelos (IFF, Brasil)
Allysson Allex Araújo (UFC, Brasil)
André Endo (UFSCAR, Brasil)
Breno Miranda (UFPE, Brasil)
Carla Lima Reis (UFPA, Brasil)
Christina von Flach (UFBA, Brasil)
Cláudio Sant’Anna (UFBA, Brasil)
Davi Viana (UFMA, Brasil)
Eduardo Aranha (UFRN, Brasil)
Eduardo Figueiredo (UFMG, Brasil)
Igor Steinmacher (Northern Arizona University, EUA)
Karina Kohl (UBER)
Maria Istela Cagnin (UFMS, Brasil)
Nabor Mendonça (UFC, Brasil)
Paola Accioly (UFCA, Brasil)
Paulo Meirelles (USP, Brasil)
Rodrigo Santos (UNIRIO, Brasil)
Rodrigo Souza (UFBA, Brasil)
Rosana Braga (ICMC-USP, Brasil)
Sérgio Soares (UFPE, Brasil)
Uirá Kulesza (UFRN, Brasil)
Valter Camargo (UFSCAR, Brasil)