O CESAR, um dos mais relevantes centros de inovação do Brasil, vem conduzindo uma série de pesquisas e experimentos relacionados à adoção da IA Generativa e seus impactos no desenvolvimento de software, na educação e no design. Nesta palestra, vou relatar os caminhos que trilhamos, desafios enfrentados, soluções encontradas, e lições aprendidas, além de trazer reflexões e provocações em torno de questões relevantes para a indústria, dignas de investigação em colaboração com a academia.
Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), tendo cursado Doutorado Sanduíche pelo CNPq na The Open University (Reino Unido). Atualmente ocupa o cargo de Head of Knowledge no CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (http://www.cesar.org.br), e integra o corpo docente dos programas de Mestrado e Doutorado Profissionais em Engenharia de Software da Cesar School (http://cesar.school/), e nos programas de formação executiva. É também Professor de Engenharia de Software no Departamento de Computação na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (http://dc.ufrpe.br/) desde 2015. Coordenador do Grupo de Estudos em Aspectos Sociais e Humanos em Negócios de Base Tecnológica (GENTE), tem larga experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software Empírica e Experimental. Co-autor do livro "Transformação Digital – uma jornada possível" (2021) e autor do livro "Classical Theories of Human Motivation" (2018) (https://bit.ly/motivation-theories).
ANA PAULA ESPINDOLA – GESTORA DE PROJETOS DA STARTUP SESI FIEMS (MEDIADORA) Engenheira de Produção formada pela Universidade Federal da Grande Dourados. Especialista em gestão de projetos e metodologias ágeis. Atuei 4 anos com gestão de projetos no varejo no Grupo Pereira como PMO (Project Management Office) e atualmente atuo como gestora de projetos de inovação na Startup Sesi como integrante do time de mentores do Programa de Aceleração. Gestão de no total mais de 40 projetos, nos temas de tecnologia, engenharia, consultoria e automatização de processos.
RENATO ISHII Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo - ICMC/USP. Professor Universitário desde 2004 e, atualmente, professor da Faculdade de Computação - FACOM/UFMS, responsável por disciplinas de graduação e de pós-graduação. Atua como pesquisador e orientador nos programas de pós-graduação: Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciência da Computação e Mestrado Profissional em Computação Aplicada - FACOM/UFMS. Coordenador e colaborador de diversos projetos de pesquisa financiados pelas principais agências de fomento do país, tais como FAPESP, CAPES, CNPq, FUNDECT e EMBRAPA, com dezenas de artigos publicados em veículos renomados de divulgação científica, tanto nacional, quanto internacional. Além disso, é membro do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) Internet do Futuro para Cidades Inteligentes (http://interscity.org), atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Análise de Séries Temporais, Inteligência Artificial, Visão Computacional e Big Data. Membro da comunidade Startup Weekend Techstars desde 2017, mentor de inovação e de IA do Living Lab Sebrae-MS, membro da Sociedade Brasileira de Automática e vice-coordenador do comitê técnico em Sistemas Inteligentes no período de 2017 a 2019. Co-founder das startups Juridics, See Working e Alfaneo Inteligência Artificial(http://alfaneo.ai).
ARTHUR MACEDO – CEO ARANDU BIOTECNOLOGIA Farmacêutico e mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutor em Química pela Universidade Federal Fluminense. Fez estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e tem mais de 15 anos de experiência em trabalhos com produtos naturais. É sócio fundador e atual CEO da startup Arandu Biotecnologia.
PETER CHEUNG Sócio da Optimale Engenharia e Soluções Tecnológicas. Sócio da CHEUNG Engenharia, Tecnologia e Participações. Investidor Anjo na SCUBIC (Portugal). Fundador da Startup BIG DADOS (Pime/UFMS). Consultor Global de Indústrias de Manufatura de equipamento IoT para Água Gás e Energia. Professor Adjunto da UFMS. Sócio Fundador do INFOSAN (Adquirida pela Itron USA). Vice-presidente da AAESA (Associação Brasileira de Eficiência Energética no Saneamento)
EDSON ANTONIO BATISTA Edson Antonio Batista, formado em Engenharia Elétrica pela UNESP-Ilha Solteira é cofundador da ENG Tecnologia e da DAMINE, startups focadas no desenvolvimento de soluções disruptivas, Coordenou projetos com fomentos, do CNPq na área de robótica, da Fundect na área de Smart Grid e de P&D Aneel na área de IoT, robótica e Gestão Energética. Consultor de empresa para o setor privado com demanda para inovação, foi premiado como um dos pesquisadores destaque no Estado de Mato Grosso do Sul em 2021. Atua em pesquisas na área de transição energética, mobilidade elétrica e controle preditivo. Possui doutorado em Instrumentação Eletrônica Inteligente pela UNESP – Ilha Solteira – SP e realizou estágio pós doutoral de 2015 a 2016 no Departamento de Engenharia Nuclear na University of Tennessee - USA, atuando principalmente no desenvolvimento de controladores para múltiplos reatores nucleares. Possui vasta experiência em projetos de pesquisa que necessitam de algoritmos complexos embarcados em tecnologia FPGA. Atualmente é professor Associado com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da FAENG-UFMS.
FERNANDO MAIA DA MOTA Possui graduação em Sistemas de Informação (2011) e mestrado em Computação Aplicada (2016) pela UFMS. Trabalha como analista/arquiteto de dados desde 2008, já foi palestrante e apresentou vários trabalhos em eventos de nível nacional, como o ENECOMP, CONSEGI/SERPRO, Pentaho Day e SBIAgro. Fundou a "Bov BI - Business Intelligence para seu Agronegócio" (2016) a partir do trabalho de pesquisa realizado durante a pós-graduação na UFMS. Atualmente é coordenador de Data Science e Data Analytics no grupo Plaenge.
RICARDO AGUIAR (egresso UFMS) Engenheiro de computação e mestre em Computação Aplicada pela UFMS e fundador da Indext, uma startup que desenvolve soluções tecnológicas para a pecuária.