In person
In 2023, the 14th edition of CBSoft will once again be held in person, from September 25th to 29th on Campo Grande, Mato Grosso do SulūüĎČ Map

Industry Track

César França
CESAR School
TERAP.IA: A jornada do CESAR para inovar no desenvolvimento de software com IA Generativa

O CESAR, um dos mais relevantes centros de inova√ß√£o do Brasil, vem conduzindo uma s√©rie de pesquisas e experimentos relacionados √† ado√ß√£o da IA Generativa e seus impactos no desenvolvimento de software, na educa√ß√£o e no design. Nesta palestra, vou relatar os caminhos que trilhamos, desafios enfrentados, solu√ß√Ķes encontradas, e li√ß√Ķes aprendidas, al√©m de trazer reflex√Ķes e provoca√ß√Ķes em torno de quest√Ķes relevantes para a ind√ļstria, dignas de investiga√ß√£o em colabora√ß√£o com a academia.

Doutor em Ci√™ncia da Computa√ß√£o pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), tendo cursado Doutorado Sandu√≠che pelo CNPq na The Open University (Reino Unido). Atualmente ocupa o cargo de Head of Knowledge no CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avan√ßados do Recife (http://www.cesar.org.br), e integra o corpo docente dos programas de Mestrado e Doutorado Profissionais em Engenharia de Software da Cesar School (http://cesar.school/), e nos programas de forma√ß√£o executiva. √Č tamb√©m Professor de Engenharia de Software no Departamento de Computa√ß√£o na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (http://dc.ufrpe.br/) desde 2015. Coordenador do Grupo de Estudos em Aspectos Sociais e Humanos em Neg√≥cios de Base Tecnol√≥gica (GENTE), tem larga experi√™ncia na √°rea de Ci√™ncia da Computa√ß√£o, com √™nfase em Engenharia de Software Emp√≠rica e Experimental. Co-autor do livro "Transforma√ß√£o Digital ‚Äď uma jornada poss√≠vel" (2021) e autor do livro "Classical Theories of Human Motivation" (2018) (https://bit.ly/motivation-theories).

Talk: Transforme seu projeto em uma startup
Startup SESI FIEMS

ANA PAULA ESPINDOLA ‚Äď GESTORA DE PROJETOS DA STARTUP SESI FIEMS (MEDIADORA) Engenheira de Produ√ß√£o formada pela Universidade Federal da Grande Dourados. Especialista em gest√£o de projetos e metodologias √°geis. Atuei 4 anos com gest√£o de projetos no varejo no Grupo Pereira como PMO (Project Management Office) e atualmente atuo como gestora de projetos de inova√ß√£o na Startup Sesi como integrante do time de mentores do Programa de Acelera√ß√£o. Gest√£o de no total mais de 40 projetos, nos temas de tecnologia, engenharia, consultoria e automatiza√ß√£o de processos.

RENATO ISHII Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo - ICMC/USP. Professor Universitário desde 2004 e, atualmente, professor da Faculdade de Computação - FACOM/UFMS, responsável por disciplinas de graduação e de pós-graduação. Atua como pesquisador e orientador nos programas de pós-graduação: Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciência da Computação e Mestrado Profissional em Computação Aplicada - FACOM/UFMS. Coordenador e colaborador de diversos projetos de pesquisa financiados pelas principais agências de fomento do país, tais como FAPESP, CAPES, CNPq, FUNDECT e EMBRAPA, com dezenas de artigos publicados em veículos renomados de divulgação científica, tanto nacional, quanto internacional. Além disso, é membro do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) Internet do Futuro para Cidades Inteligentes (http://interscity.org), atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Análise de Séries Temporais, Inteligência Artificial, Visão Computacional e Big Data. Membro da comunidade Startup Weekend Techstars desde 2017, mentor de inovação e de IA do Living Lab Sebrae-MS, membro da Sociedade Brasileira de Automática e vice-coordenador do comitê técnico em Sistemas Inteligentes no período de 2017 a 2019. Co-founder das startups Juridics, See Working e Alfaneo Inteligência Artificial(http://alfaneo.ai).

ARTHUR MACEDO ‚Äď CEO ARANDU BIOTECNOLOGIA Farmac√™utico e mestre em Ci√™ncias Farmac√™uticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutor em Qu√≠mica pela Universidade Federal Fluminense. Fez est√°gio p√≥s-doutoral na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e tem mais de 15 anos de experi√™ncia em trabalhos com produtos naturais. √Č s√≥cio fundador e atual CEO da startup Arandu Biotecnologia.

PETER CHEUNG S√≥cio da Optimale Engenharia e Solu√ß√Ķes Tecnol√≥gicas. S√≥cio da CHEUNG Engenharia, Tecnologia e Participa√ß√Ķes. Investidor Anjo na SCUBIC (Portugal). Fundador da Startup BIG DADOS (Pime/UFMS). Consultor Global de Ind√ļstrias de Manufatura de equipamento IoT para √Āgua G√°s e Energia. Professor Adjunto da UFMS. S√≥cio Fundador do INFOSAN (Adquirida pela Itron USA). Vice-presidente da AAESA (Associa√ß√£o Brasileira de Efici√™ncia Energ√©tica no Saneamento)

EDSON ANTONIO BATISTA Edson Antonio Batista, formado em Engenharia El√©trica pela UNESP-Ilha Solteira √© cofundador da ENG Tecnologia e da DAMINE, startups focadas no desenvolvimento de solu√ß√Ķes disruptivas, Coordenou projetos com fomentos, do CNPq na √°rea de rob√≥tica, da Fundect na √°rea de Smart Grid e de P&D Aneel na √°rea de IoT, rob√≥tica e Gest√£o Energ√©tica. Consultor de empresa para o setor privado com demanda para inova√ß√£o, foi premiado como um dos pesquisadores destaque no Estado de Mato Grosso do Sul em 2021. Atua em pesquisas na √°rea de transi√ß√£o energ√©tica, mobilidade el√©trica e controle preditivo. Possui doutorado em Instrumenta√ß√£o Eletr√īnica Inteligente pela UNESP ‚Äď Ilha Solteira ‚Äď SP e realizou est√°gio p√≥s doutoral de 2015 a 2016 no Departamento de Engenharia Nuclear na University of Tennessee - USA, atuando principalmente no desenvolvimento de controladores para m√ļltiplos reatores nucleares. Possui vasta experi√™ncia em projetos de pesquisa que necessitam de algoritmos complexos embarcados em tecnologia FPGA. Atualmente √© professor Associado com dedica√ß√£o exclusiva na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Coordenador do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Engenharia El√©trica da FAENG-UFMS.

FERNANDO MAIA DA MOTA Possui graduação em Sistemas de Informação (2011) e mestrado em Computação Aplicada (2016) pela UFMS. Trabalha como analista/arquiteto de dados desde 2008, já foi palestrante e apresentou vários trabalhos em eventos de nível nacional, como o ENECOMP, CONSEGI/SERPRO, Pentaho Day e SBIAgro. Fundou a "Bov BI - Business Intelligence para seu Agronegócio" (2016) a partir do trabalho de pesquisa realizado durante a pós-graduação na UFMS. Atualmente é coordenador de Data Science e Data Analytics no grupo Plaenge.

RICARDO AGUIAR (egresso UFMS) Engenheiro de computa√ß√£o e mestre em Computa√ß√£o Aplicada pela UFMS e fundador da Indext, uma startup que desenvolve solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas para a pecu√°ria.